A empresa vive e valoriza a paisagem única da Serra Gaúcha, por isso entende seu
compromisso com a preservação e mantém programas de responsabilidade ambiental.
Até 2005, as locomotivas utilizavam carvão mineral para gerar calor. Visando mitigar os impactos ambientais causados pelo passeio de trem Maria Fumaça, em 2005, foram buscadas alternativas para substituir o combustível anteriormente utilizado. Optouse por uma fonte de combustível limpa e renovável, em contraste com o carvão mineral finito. Para isso, foram desenvolvidos fornecedores e adaptados os maquinários, permitindo o uso de madeira reflorestada. Essa mudança resultou em uma significativa redução das emissões de gases poluentes.

Briquetes

Desde 2015, as locomotivas a vapor da Giordani Turismo são acesas 3 horas antes com madeira refloresta e usam em sua caldeira aproximadamente 900Kg de briquete por viagem, para gerar calor e resultar em pressão ao longo do passeio. Esse material é adquirido da empresa Tramontina, que geram o briquete a partir da serragem da produção de cabos de ferramentas e panelas.
 
Os briquetes de madeira representam uma alternativa ecológica e reciclada, resultado do processo de secagem e prensagem da serragem ou pó de diferentes tipos de madeira em altas temperaturas. Eles substituem a lenha convencional com várias vantagens, sem exigir modificações nos equipamentos, como fornos, lareiras, churrasqueiras e caldeiras.
 
O uso de briquetes como combustível é uma medida para preservar o meio ambiente, pois cada tonelada de briquetes significa menos árvores cortadas. Além disso, por ser um combustível renovável, o briquete contribui para um menor índice de poluição e está dispensado de licenciamento pelo IBAMA.

Arborização e limpeza da linha férrea

A Giordani Turismo frequentemente promove ações junto a comunidade, a fim de preservação da vegetação e arborização do trecho férreo.

Além disso, diariamente uma equipe da empresa, realiza limpeza de resíduos descartados próximo a via férrea, destinando de forma correta os itens recolhidos, permitindo assim que os visitantes tenham uma viagem com belas paisagem e levem a recordação de uma cidade limpa e organizada de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa; 

Coleta seletiva​

“A Giordani Turismo conta desde 2005 com a Coleta Seletiva, que determina os tipos de resíduos que devem ser separados de acordo com os diferentes coletores, os quais atendem a Resolução CONAMA 275/2001.

Em todos os prédios e atrações, estão dispostas lixeiras com orientações de segregação dos resíduos, para que ocorram corretamente. Além disso, destacamos uma ação especifica. Após o uso das taças de plástico, pelos visitantes do passeio Maria Fumaça, destinamos elas para um cooperativa na qual faz a reciclagem do material, visto o elevado volume.

Reservatórios de água pluvial​

Em duas das Estações, a Giordani mantém sistemas de captação pluvial. Em Bento Gonçalves os reservatórios acumulam 260 mil litros de água, enquanto na estação de Garibaldi são mais 78 mil litros. A água acumulada é usada no abastecimento das locomotivas a vapor e também é utilizada para lavagem do piso da área de manutenção e nos jardins da empresa.

Energia solar

Com um montante de 500 placas solares instaladas em Carlos Barbosa e 300 placas solares em Bento Gonçalves, a Giordani Turismo hoje capta energia limpa, na qual atende 100% de sua capacidade para o Parque Cultural Epopeia Italiana, suas estações ferroviárias e as sedes administrativas.

Dados coletados em março/2024

Bacias de captação de óleo​

Sempre atenta aos detalhes, a Giordani Turismo construiu bacias de captação para evitar que óleos, graxas e lubrificantes, penetrem no solo. Este recurso permite que os mesmos sejam recolhidos e destinados de forma correta após o uso.

× Como posso te ajudar?