A Giordani Turismo foi fundada em 17 de novembro de 1992, com o objetivo de operar o passeio turístico de trem a vapor Maria Fumaça, na serra gaúcha. Em 5 de junho de 1993 foi realizado o primeiro passeio no trecho Bento Gonçalves - Garibaldi - Carlos Barbosa. Durante estes anos foram milhares de turistas transportados com alegria e satisfação.
Em 1997, a Giordani Turismo lançou o primeiro passeio noturno na Maria Fumaça, foi o passeio de Natal. Um passeio inesquecível, pois o trem estava iluminado e decorado com motivos natalinos, foi uma noite repleta de emoção e alegria.
A Giordani Turismo tem sua sede à Rua 13 de Maio, 581 loja 109 em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

 

* Em 1908 foi inaugurada a estação ferroviária de Carlos Barbosa.

* Em 7 de setembro de 1918 foi inaugurado o trecho Carlos Barbosa - Garibaldi.
* Em 10 de agosto de 1919 o trem chegou a Bento Gonçalves.
* Em 5 de junho de 1993 foi reativado o ramal ferroviário, para fins turísticos, até a plataforma de Carlos Barbosa.

 

As locomotivas que hoje percorrem o trecho ferroviário Bento Gonçalves / Carlos Barbosa, vieram para o Brasil e operaram na famosa estrada de ferro Teresa Cristina em Tubarão - Santa Catarina, onde puxavam 11 vagões de minérios de ferro das minas de carvão da Companhia Siderúrgica Nacional.
Em 1995 a locomotiva Jung número 4 serviu de cenário para um dos mais belos filmes brasileiros, "O Quatrilho", que retrata a cultura e os costumes dos imigrantes italianos.
A composição é formada pela Locomotiva, 1 carro original (onde foram gravadas cenas para o filme o Quatrilho) e 5 carros com bancos estofados.

 

Segundo informações e inventários antigos, existem no Brasil cerca de 400 locomotivas a vapor, sendo a grande maioria expostas em praças públicas e bosques como monumentos. Existem muitas com particulares a há algumas em antigos engenhos de cana.
Em funcionamento existem cerca de 30 locomotivas distribuídas pelas regionais da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) no Brasil, mais três que estão com a Giordani Turismo (duas em funcionamento e uma exposta na entrada da cidade, próximo a Estação Ferroviária).





 


Estação Ferroviária - Rua Duque de Caxias, s/n - Bairro Cidade Alta - Bento Gonçalves - RS - Brasil - Fone: (54) 3455.2788